É importante definir uma verba anual para ações de marketing, criando estratégias pontuais, para chegar em um objetivo. Abaixo deixamos algumas dicas para quem não sabe como definir um valor!
Uma das formas de definir o budget (verba) é através da análise do faturamento dos últimos 12 meses, calculando um percentual, que pode começar bem baixo como 1 ou 2%, e você já terá um número que poderia ter investido neste período. Também é possível utilizar um percentual um pouquinho maior, de 3 a 4% sobre o lucro líquido.
Assim como as estratégias, é preciso planejamento, por isso, uma dica que deixamos é separar mensalmente um percentual durante um período de 6 meses para começar o investimento em marketing ou então realizar o fechamento mensal do lucro e aplicar um percentual fixo que seja sobre o valor da receita do mês anterior.
Estas são algumas vertentes que podem ser seguidas, dependendo da gestão, porte, momento financeiro da empresa, entre outras questões. Mas o principal é planejar os objetivos, seja aumentar as vendas, lançar um produto, trazer visibilidade para a marca, etc. e adequar os investimentos.
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