O LinkedIn é uma rede social profissional, ou seja, nela você pode fazer o seu networking, conhecer e/ou contatar profissionais e empresas. Muitas vagas são anunciadas na plataforma, o que atrai o público a utilizá-la.
Mas, algumas pessoas utilizam como um currículo online, preenchendo com algumas informações e não interagindo. É uma opção, mas dessa maneira seu perfil não se torna mais atrativo e você não aproveita todos os recursos que o aplicativo tem a oferecer. Muitas oportunidades de negócios podem ser perdidas, independentemente de ser uma pessoa física ou jurídica.
A principal dica nós te damos agora: não utilize o LinkedIn apenas quando precisar de uma nova oportunidade no mercado. Mesmo se já estiver empregado ou se a sua empresa já possui bons clientes, sempre atualize seu perfil e insira o máximo de informação possível (desde que sejam relevantes, enaltecendo seu trabalho).
Separamos outras dicas para te ajudar a tornar seu perfil atrativo. Confira abaixo:
Use fotos para o perfil e para a capa, mas que sejam adequadas
A foto de perfil é a sua identidade. Precisa passar profissionalismo e isso com certeza não combina com fotos 'sensualizando', com muita maquiagem, com os amigos, com seus animais, etc. Prefira fotos com boa qualidade e que permitem enxergar todo o seu rosto, sem cortes, seguindo o estilo 3x4 que está nos nossos documentos. No caso das empresas, coloque o seu logotipo.
Se empenhe no resumo
No resumo você vai escrever mais sobre você ou sua empresa, com informações que não serão encontradas nas opções pré definidas do aplicativo (idioma, cursos, competências, etc.). Seja criativo, faça um texto objetivo e atrativo.
Complete o seu perfil
O próprio LinkedIn te mostra o que falta você preencher para completar o seu perfil, fique atento a isso. Coloque informações que te enaltecem, como prêmios recebidos, cursos realizados, competências, e aqui vale pedir recomendação para os amigos ou pessoas que trabalharam com você, as causas que você defende/apoia, entre outras opções.
Tenha um título profissional
O título atrai visitantes para o seu perfil, pois torna mais fácil a busca para os recrutadores. Por exemplo, no perfil da Maria está escrito 'Maria' no nome e logo abaixo 'Redatora e Social Media'. Caso uma empresa precise de uma redatora e/ou social media é assim que vão procurar e como a Maria tem essas palavras no seu título profissional, fica muito mais fácil de encontrá-la.
Interaja
Poste ou compartilhe bons conteúdos, participe de grupos, incentive discussões de temas relacionados à sua área de atuação, siga empresas, faça conexões com pessoas, etc. Tenha um perfil atualizado, assim como o seu Instagram/Facebook.
Não é difícil de utilizar e se destacar no LinkedIn e você pode conseguir bons resultados. Não é de uma hora pra outra, mas o primeiro passo é começar!
Commentaires